Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)

06/06/2023

Soldados numa lancha de desembarque na Batalha da Normandia.

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945)

        Após a Primeira Guerra Mundial, a Europa foi abalada por uma profunda crise política, econômica e social, caracterizada pelo aumento do desemprego e da inflação, o declínio dos regimes democráticos e o surgimento de regimes ditatoriais. Após a ascensão do nazismo ao poder, em 1935, a Alemanha adotou uma política militarista e expansionista para combater o desemprego e a inflação, impedir o avanço socialista (Revolução Russa) e expandir o território do país visando unir todos os povos de origem germânica. O regime nazista incentivou a ampliação das forças armadas, o recrutamento militar obrigatório e a expansão e modernização da indústria de armamentos. O medo de um novo conflito mundial era grande. Os alemães temiam uma aliança militar unindo Inglaterra, França e União Soviética (antiga Rússia). Por isso, assinou um acordo de não agressão com os soviéticos em 1939.

         Os ingleses e franceses toleravam o regime nazista e as ambições expansionistas da Alemanha, pois também temiam uma nova guerra e o avanço das ideias socialistas na Europa. Além disso, a Liga das Nações, organismo criado pela Inglaterra, França e Estados Unidos para promover a paz entre as nações, não foi capaz de impedir o expansionismo alemão após a Primeira Guerra Mundial. Por fim, o Tratado de Versalhes, documento assinado em 1919, obrigando a Alemanha a devolver regiões importantes à França, a ceder seus territórios coloniais e a pagar uma pesada indenização de guerra, estimulou o revanchismo alemão.

          As principais causas da guerra foram a profunda recessão, provocada pela Grande Depressão, em 1929, a descrença nos regimes democráticos e o surgimento de regimes autoritários (ditaduras) na Europa, as tensões nacionalistas, as ambições expansionistas, o revanchismo alemão e a fragilidade da Liga das Nações. Alemanha, Itália e Japão estabeleceram uma aliança militar denominada Eixo. Ao longo do conflito, Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética integraram as forças aliadas.

  • Recessão: prolongada crise econômica e social.
  • Revanchismo: sentimento de revanche ou vingança.

         Em 1939, após ocupar a Áustria e a Checoslováquia, as tropas nazistas invadiram a Polônia, forçando a Inglaterra e a França a declararem guerra à Alemanha. Em 1940, as tropas alemãs ocuparam a França. Em seguida, invadiram a União Soviética, rompendo o pacto de não agressão. A Batalha de Stalingrado (URSS) representou a primeira grande derrota das tropas nazistas. Em 1941, os Estados Unidos declararam guerra ao Eixo. O motivo foi a destruição de uma base militar e navios estadunidenses por aviões japoneses. Em 1943, a Itália assinou a rendição. A Batalha da Normandia (França) representou uma importante vitória das tropas aliadas. Em 1945, a Alemanha assinou a rendição.

          Em 1942, o Brasil declarou à guerra à Alemanha após submarinos alemães afundarem navios brasileiros. Uma delegação militar denominada Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi enviada à Itália, em 1944, para integrar as tropas aliadas e combater o avanço nazista na Europa. A pressão popular e a intervenção dos EUA contribuíram para acelerar a participação do Brasil no conflito mundial. 

          A Batalha da Normandia, em 1944, foi uma gigantesca operação militar planejada pelos Estados Unidos e pela Inglaterra. O plano envolveu milhares de aviões, navios, lanchas e 200 mil combatentes (oficiais, fuzileiros e paraquedistas) para conter o avanço nazista na Europa. A destruição das cidades de Hiroshima e Nagasaki (Japão), em 1945, devastadas por duas bombas atômicas, marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.

           As principais consequências da guerra foram a separação da Alemanha em República Federal Alemã, sob a influência dos Estados Unidos, e República Democrática Alemã, sob a influência da União Soviética; a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de garantir a paz entre as nações e o respeito aos direitos universais; a ascensão da União Soviética como potência mundial; o crescimento da rivalidade política, ideológica, militar e tecnológica entre os EUA, líder dos países capitalistas, e a URSS, líder dos países socialistas (Guerra Fria); e avanços científicos e tecnológicos: aviões, radares, mísseis, medicamentos.

         A Segunda Guerra Mundial foi o conflito armado mais abrangente e sangrento da História. O fim da guerra, em 1945, revelou ao mundo os horrores do conflito. A destruição atingiu cidades, indústrias, estradas e redes de transporte e comunicação e deixou milhares de mortos, feridos e refugiados. Representou também o início da chamada Guerra Fria, uma tensa disputa política, econômica, ideológica e tecnológica entre as duas principais potências mundiais, caracterizada pelo desenvolvimento de armas com grande poder de destruição e pelo medo global de um novo conflito armado ainda mais devastador.

FONTES

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania - 9º Ano. São Paulo: Editora FTD, 2012.

GARCIA, Divalte. História.São Paulo: Editora Ática, 2004.