Neoclassicismo e Romantismo

06/02/2020

Palácio da Liberdade* em Belo Horizonte - José de Magalhães.

NEOCLASSICISMO E ROMANTISMO

          A arte neoclássica ou novo classicismo surgiu na Itália, em meados do século XVIII, e se espalhou pela Europa e América. O Neoclassicismo foi caracterizado pelo apego ao racionalismo e ao equilíbrio da antiguidade clássica (grega e romana) e da arte renascentista, em oposição ao sentimentalismo e ao exagero da arte barroca. Na arquitetura, a arte neoclássica utilizou formas mais regulares e simétricas, linhas retas e ornamentos mais suaves e equilibrados. Muitos reis e membros da burguesia financiaram a construção de magníficos edifícios e residências em estilo neoclássico. A pintura e escultura também foram marcadas pela utilização equilibrada e ordenada da composição e das cores. Os principais pintores neoclássicos foram Jacques-Louis David e Jean-Auguste Ingres. A arte neoclássica também deixou marcas profundas na literatura (arcadismo) e na música.

         No Brasil, a arte neoclássica sofreu influências do barroco, dando origem a uma arte adaptada á realidade brasileira. Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga são considerados os grandes poetas do arcadismo mineiro. Entre os pintores estão Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas e Nicolas-Antoine Taunay, artistas estrangeiros que registraram em suas obras tipos, costumes, paisagens, animais e plantas.

           A arte romântica surgiu na Alemanha, no final do século XVIII em oposição ao racionalismo e ao excesso de regras e padrões neoclássicos. O romantismo valorizava a emoção, a subjetividade, a paixão e a natureza. Na pintura, o romantismo empregou ora cores e tons escuros e sombrios, inspirados na arte barroca, ora cores e tons claros e vívidos. Os principais pintores românticos foram Francisco Goya, Eugene Delacroix e Willian Turner. A arte romântica também deixou marcas profundas na literatura e na música. No Brasil, merecem destaque os pintores Victor Meirelles e Pedro Américo, os poetas Gonçalves Dias e Castro Alves e o romancista José de Alencar.

* Estilos neoclássico e eclético.

FONTES

www.brasilescola.uol.com.br/