Guerra Fria

07/03/2021

Combatentes durante a Guerra do Vietnã.

GUERRA FRIA (1945 - 1991)

            A Guerra Fria foi um período de intensa rivalidade política e ideológica entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que começou em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, e terminou em 1991, com o colapso da URSS e o declínio do socialismo no mundo. O equilíbrio de forças entre as duas grandes potências contribuiu para a separação do mundo em blocos com sistemas políticos e econômicos diferentes e discursos ideológicos opostos. Os estadunidenses lideravam o bloco dos países capitalistas e os soviéticos, o bloco dos países socialistas.

          Em 1945, as grandes potências estabeleceram a partilha do mundo em áreas de influência. Já a Alemanha foi separada em quatro zonas, sob controle dos Estados Unidos, União Soviética, Inglaterra e França. Mais tarde, foram estabelecidos dois países dentro do território alemão: a República Federal Alemã (Alemanha Ocidental), país capitalista, e a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), país socialista.

         A Guerra Fria foi caracterizada pela disputa entre os EUA e a URSS por áreas de influência ao redor do mundo, fazendo alianças militares (OTAM e Pacto de Varsóvia) e apoiando revoluções e guerras em outros países (Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã). A rivalidade entre as duas potências também provocou crises diplomáticas. Em 1980, a equipe olímpica estadunidense não compareceu aos jogos olímpicos realizados na cidade de Moscou (URSS). Em 1984, foi a vez da equipe soviética boicotar os jogos disputados na cidade de Los Angeles (EUA).

           A Organização das Nações Unidas (ONU), foi criada para promover a paz e a segurança mundial, garantir o respeito aos direitos fundamentais (liberdade, igualdade, vida, dignidade), bem como estimular relações amistosas e ajuda internacional entre as nações. Os horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial incentivaram a fundação da ONU em 1945. A Liga das Nações, entidade internacional criada em 1919, fracassou na missão de impedir a eclosão de um novo conflito global ainda mais abrangente e devastador.

       Os estadunidenses temiam a expansão do socialismo no mundo. Por isso, financiaram a recuperação econômica da Europa Ocidental, após a guerra, e ampliaram sua influência política, econômica e cultural na América Latina. O cenário de destruição e miséria e o avanço das ideias socialistas estimularam a implementação de reformas para humanizar o capitalismo e promover avanços sociais nas áreas de educação, saúde e direitos trabalhistas.

      Durante a Guerra Fria, as duas grandes potências viveram à beira de um conflito militar, organizando exércitos poderosos e fabricando armas nucleares. Todavia, o medo de uma nova guerra mundial ainda mais devastadora acabou freando a possibilidade do conflito. Por outro lado, não impediu revoluções e guerras em outros países. Em 1961, a Alemanha Oriental construiu um muro na cidade de Berlim com o intuito de impedir a fuga de alemães para a Alemanha Ocidental. O muro foi demolido em 1989, dando início ao declínio do socialismo e ao colapso da União Soviética.

Revolução Chinesa

        Em 1911, um movimento nacionalista derrubou o Império e proclamou a república na China. No entanto, uma profunda crise econômica e social provocou uma longa guerra civil, envolvendo as forças nacionalistas e um movimento revolucionário de inspiração socialista. Em 1949, os socialistas, liderados por Mao Tsé-Tung, derrotaram o governo e instituíram o socialismo, estabelecendo uma ditadura, caracterizada pela existência de um partido único e pelo uso da repressão e da censura. O novo governo também estatizou a atividade industrial e confiscou as grandes propriedades.

Revolução Cubana

       Um movimento revolucionário, liderado por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, derrubou o governo de Cuba em 1959. O novo regime estatizou as grandes propriedades e realizou a reforma agrária. Em 1961, Fidel Castro, com apoio da União Soviética, adotou o socialismo no país, instituindo uma ditadura, marcada pela existência de um partido único e pelo uso da repressão e da censura. Em 1962, os Estados Unidos decretaram um bloqueio econômico a Cuba que perdura até hoje.

Guerra do Vietnã

         Em 1954, os franceses foram expulsos da Indochina. Acordos estabeleceram a criação do Laos e do Camboja. Já o Vietnã foi separado em Vietnã do Sul, sob a influência dos Estados Unidos, e Vietnã do Norte, sob a influência da União Soviética e da China. Mais tarde, foi estabelecido um plebiscito para discutir a reunificação do país. No Vietnã do Sul, a insatisfação com o governo contribuiu para o surgimento de um movimento revolucionário de inspiração socialista. Os estadunidenses enviaram milhares de soldados e armamentos sofisticados para combater as guerrilhas vietcongs. Em 1975, porém, o país foi reunificado, mantendo o regime socialista. A Guerra do Vietnã representou uma grande derrota para os EUA e uma importante vitória para a URSS.

         As principais características da Guerra Fria foram a rivalidade política e ideológica entre os Estados Unidos e a União Soviética; o surgimento de alianças militares (OTAN e Pacto de Varsóvia); a fundação da ONU; a recuperação econômica da Europa Ocidental; a disputa entre estadunidenses e soviéticos por áreas de influência ao redor mundo; a expansão da influência política e econômica dos EUA sobre a América Latina; o crescimento do arsenal nuclear no mundo e do medo de uma nova guerra mundial.

        A Organização das Nações Unidas é formada pela Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, a Corte Internacional de Justiça, o Conselho Econômico e Social. Em 1948, foi promulgada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento elaborado para incentivar o respeito aos direitos fundamentais. O Conselho de Segurança é controlado por cinco membros permanentes, EUA, Inglaterra, França, Rússia e China, que detêm o poder de vetar decisões importantes sobre conflitos militares. 

FONTE

APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá - História. 9º Ano. São Paulo: Moderna, 2010.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania - 9º Ano. São Paulo: Editora FTD, 2012.

GARCIA, Divalte. História.São Paulo: Editora Ática, 2004.