Barroco e Rococó

04/02/2020

Igreja de São Francisco de Assis* em Ouro Preto - Antônio Francisco Lisboa.

BARROCO E ROCOCÓ

          A arte barroca surgiu na Itália, no final do século XVII, e se espalhou pela Europa e América. O barroco se caracterizou pela valorização da emoção e do exagero em oposição à razão e ao equilíbrio da arte renascentista. Na arquitetura, a arte barroca fez uso de linhas curvas e do excesso de ornamentação e luxo. Muitos reis, nobres, clérigos e membros da burguesia financiaram a construção de magníficos palácios e igrejas em estilo barroco. Já a pintura e a escultura foram marcadas pela utilização expressiva de luzes e sombras, além de corpos em constante movimento e desequilíbrio. Os principais pintores barrocos foram Caravaggio, Rembrandt, Paul Rubens e Diego Velázquez. A arte barroca também deixou marcas profundas na literatura e na música.

          No Brasil, a arte barroca adquiriu características próprias, dando origem a uma arte adaptada à realidade brasileira. De um lado, as igrejas apresentavam em seu exterior uma fachada mais simples, do outro, exibiam um interior muito requintado, rico em ornamentos, detalhes e cores. Manuel da Costa Ataíde e Antônio Francisco Lisboa, apelidado de Aleijadinho, são considerados os principais artistas do barroco mineiro.

          A arte rococó surgiu na França, no século XVIII em oposição aos excessos e exageros do barroco. A arquitetura e a decoração foram marcadas pela utilização expressiva de linhas curvas e ornamentos mais suaves e delicados. Na Europa, surgiram muitos palácios e igrejas em estilo rococó. Já na pintura, o rococó empregou cores mais claras e luminosas, em contraste com os tons escuros e sombrios da arte barroca. Os principais pintores do rococó foram Fragonard e François Boucher. Em Minas Gerais, as obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho também receberam influências do rococó.

* Estilos Barroco e Rococó.

FONTE

www.brasilescola.uol.com.br/