A descoberta de ouro em Minas Gerais
Mineração - Johann Moritz Rugendas (1825).
Caros alunos e alunas, sejam bem-vindos! Criei este BLOG com o objetivo de disponibilizar textos, imagens e conteúdos de HISTÓRIA, além de partilhar informações, sugestões e dúvidas sobre esta fascinante matéria. Em um mundo cada vez mais digital, devemos experimentar novos recursos técnicos e didáticos visando complementar, expandir e inovar o ensino e o aprendizado histórico. Espero que gostem. Bons estudos!
Nas seções POSTS e RESUMOS E EXERCÍCIOS, é possível acessar os conteúdos estudados. Leiam os textos com atenção e façam as atividades no caderno. Realizem também as tarefas disponíveis em ATIVIDADES EXTRAS. Os exercícios corrigidos estão na seção CORREÇÕES. A leitura estimula a memória, ativa o raciocínio e desenvolve a escrita, aprimorando as capacidades de interpretação e argumentação. Quem lê mais escreve melhor!
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Textos resumidos sobre os conteúdos estudados.
Mineração - Johann Moritz Rugendas (1825).
Proclamação da República - Benedito Calixto (1893).
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A história estuda o passado, os principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais ao longo do tempo, os grandes temas da política e da economia, as guerras e as revoluções, os líderes políticos e seus feitos. No entanto, a história estuda também o cotidiano, o trabalho e a cultura das pessoas comuns, o que pensaram e fizeram em diferentes épocas e lugares, as relações sociais e as manifestações culturais. O estudo do passado ajuda a desenvolver a consciência histórica e crítica fundamental para entender o presente e mudar a realidade ao nosso redor.
A história investiga as mudanças ocorridas ao longo do tempo e também as permanências, os traços do passado que não mudaram. As pessoas deixaram muitas marcas da sua existência em diversas épocas e lugares, denominadas fontes históricas. A história trabalha com diferentes tipos de fontes que ajudam a conhecer os diversos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais das sociedades do passado: documentos, livros, cartas, desenhos, pinturas, jornais, cartazes, esculturas, fotografias, filmes, mapas, edifícios, máquinas, utensílios, línguas, crenças, lendas, charges, músicas, danças.
COTRIM, Gilberto. História - Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2003.
Os períodos históricos são etapas fundamentais para o entendimento histórico. A periodização tradicional é baseada no calendário cristão e em acontecimentos políticos e econômicos. Porém existem outros marcos importantes para o estudo do passado, inspirados no calendário judeu, no muçulmano, no enfoque técnico e científico.
Os fatos históricos, no entanto, não podem ser baseados em simples etapas. O passado de cada sociedade apresenta aspectos específicos que resultam em realidades diferentes. O tempo cronológico é o mesmo, mas cada cultura vive no seu tempo histórico. A periodização mais aceita é Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
COTRIM, Gilberto. História - Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2003.
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Atividades realizadas sobre os conteúdos trabalhados.
8o Ano
9o Ano
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8o Ano
9o Ano
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Regras importantes.
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No passado, a história era usada muitas vezes para glorificar reis, imperadores e governantes. A narrativa histórica procurava exaltar os grandes líderes políticos, suas ações e seus feitos. Hoje, a história é mais crítica e consciente, estuda o cotidiano das pessoas comuns, dos trabalhadores, das mulheres, dos negros, dos índios, e utiliza não apenas documentos oficiais ou tradicionais, mas também outras fontes históricas: jornais, fotografias, lendas, charges. A história, porém, não é capaz de fazer um relato absoluto e fiel dos acontecimentos do passado. O conhecimento histórico também não é eterno. Os fatos podem ser definitivos, mas novas análises e interpretações podem surgir ao longo do tempo. Portanto, o conhecimento histórico tem um caráter provisório.
GARCIA, Divalte. História. São Paulo: Editora Ática, 2004. COTRIM, Gilberto. História - Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2003.
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Textos adaptados.
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Johann Moritz Rugendas nasceu na cidade de Augsburg (Alemanha), em 1802. Foi desenhista, pintor e gravador. Em 1817, ingressou na Academia de Belas Artes de Munique. Estudou também em Roma (Itália). Em 1821, veio para o Brasil e registrou tipos, costumes, paisagens, animais e plantas. Seus desenhos e gravuras foram publicados na grandiosa obra Viagem Pitoresca através do Brasil, considerada um dos mais importantes documentos iconográficos da nossa História. Trabalhou também na Argentina, no Chile e no México. Morreu em 1858, na cidade de Weilheim (Alemanha).
enciclopedia.itaucultural.org.br
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www.ibge.gov.br
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Sou formado em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sou Professor de História na Escola Estadual José Mendes Júnior - Belo Horizonte (MG) - Brasil. Adoro ensinar, aprender e trabalhar com crianças e jovens.
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Burocracia: aparelho administrativo de um Estado ou de uma empresa (repartições, departamentos, hierarquias, funcionários). Administração com muitas repartições, regras e procedimentos.
Capitalismo: sistema econômico e social que funciona com base no lucro, no uso do dinheiro (capital) e similares, no trabalho assalariado, na propriedade privada e no livre mercado (oferta e procura, concorrência).
Cidadania: condição política e social que confere às pessoas direitos e deveres. Condição de cidadão.
Cidadão: pessoa que possui direitos e deveres conferidos por um Estado ou país. O cidadão pleno tem consciência de seus direitos e deveres e age de acordo com os interesses da coletividade (comunidade).
Colônia: domínio territorial de um país cujo território não faz fronteira com o território colonizado. Domínio político de uma nação mais rica sobre uma nação mais pobre.
Comunismo: doutrina política que propõe a abolição do Estado e das diferenças sociais.
Cultura: conjunto das tradições, costumes, hábitos sociais e religiosos, manifestações intelectuais e artísticas de uma comunidade, país ou nação.
Democracia: regime político que aproxima o povo das decisões políticas e permite a existência de partidos políticos de oposição e eleições livres e periódicas. A base da democracia está na existência de instituições e leis, na separação dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e na garantia dos direitos de liberdade e voto.
Ditadura: regime político que afasta o povo das decisões políticas, proíbe a existência de partidos políticos de oposição, faz uso da força e da censura contra os opositores políticos e suprime ou restringe os direitos de liberdade e voto (tirania).
Economia: conjunto de atividades relativas à produção, distribuição e consumo (compra e venda) de mercadorias e serviços. Estratégias e ações que visam administrar recursos escassos, controlar despesas e evitar desperdícios.
Escravidão: sistema econômico e social que trata pessoas como propriedades ou mercadorias por meio da privação da liberdade e do uso da força.
Escravo: pessoa que está submetida a outra pessoa na condição de propriedade ou mercadoria. O escravo (cativo) pode ser vendido, comprado, trocado, herdado.
Estado: organização política, administrativa e jurídica de uma cidade ou país, formada por um governo, uma população e um território, com instituições, fronteiras, leis, impostos. O Estado também desempenha funções econômicas e sociais.
Etnia: povo ou grupo de pessoas que possui uma origem comum e compartilha as mesmas tradições e costumes.
Federalismo: sistema político, administrativo e jurídico formado pela união de vários estados em um mesmo país.
Imperialismo: domínio ou influência política, econômica e cultural de uma nação mais rica sobre uma nação mais pobre.
Império: domínio territorial muito vasto.
Monarquia: regime político exercido por um monarca ou rei cujo cargo é vitalício e hereditário.
Movimento: organização ou ação coletiva ou popular com objetivos políticos e sociais.
Nação: povo ligado por uma origem, uma história, tradições e costumes comuns.
Política: conjunto de estratégias e ações que visam conquistar, ampliar e manter o poder. Disputas, alianças, negociações relativas aos Estados e governos e às relações sociais.
República: regime político exercido por um chefe de Estado eleito pelos cidadãos ou por seus representantes cujo cargo é provisório e eletivo. A base da república está na prevalência dos interesses coletivos e na garantia dos direitos de igualdade e justiça.
Revolução: grande mudança de ordem política, econômica, social, cultural, científica ou tecnológica.
Soberania: autoridade suprema de um governo ou nação (povo).
Socialismo: doutrina política que critica o sistema capitalista e propõe uma mudança radical na organização política e econômica da sociedade, baseada no controle do Estado pelo povo. Sistema econômico e social que funciona com base na propriedade estatal.
Sociedade: grupo de pessoas que vivem juntas por vontade própria, com regras e interesses comuns (comunidade).
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O sábio que tudo sabe é aquele que sabe que nada sabe.
Uma vida não questionada não merece ser vivida.
Não há nada bom nem mau a não ser duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.
Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.
O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer, o tolo, porque tem que dizer alguma coisa.
Platão
O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.
Aristóteles
Os homens ofendem por ódio ou por medo.
Maquiavel
Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar nem tão sábio que não tenha algo a aprender.
Blaise Pascal
Aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.
Prefiro ser um homem de contradições a um homem de preconceitos.
A consciência é a voz da alma. As paixões são a voz do corpo.
O primeiro passo para fazer o bem é não fazer o mal.
Rousseau
Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.
Para ser, fazer.
O sábio pode mudar de
opinião. O idiota nunca.
Ouse saber.
Immanuel Kant
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Fim