Blog do Renato BH

Caros alunos e alunas, sejam bem-vindos! Criei este BLOG com o objetivo de disponibilizar textos, imagens e conteúdos de HISTÓRIA, além de partilhar informações, sugestões e dúvidas sobre esta fascinante matéria. Em um mundo cada vez mais digital, devemos experimentar novos recursos técnicos e didáticos visando complementar, expandir e inovar o ensino e o aprendizado histórico. Espero que gostem. Bons estudos!

Nas seções POSTS e RESUMOS E EXERCÍCIOS, é possível acessar os conteúdos estudados. Leiam os textos com atenção e façam as atividades no caderno. Realizem também as tarefas disponíveis em ATIVIDADES EXTRAS. Os exercícios corrigidos estão na seção CORREÇÕES. A leitura estimula a memória, ativa o raciocínio e desenvolve a escrita, aprimorando as capacidades de interpretação e argumentação. Quem lê mais escreve melhor!

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Posts

Textos resumidos sobre os conteúdos estudados.

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Textos básicos 

O sentido histórico

         A história estuda o passado, os principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais ao longo do tempo, os grandes temas da política e da economia, as guerras e as revoluções, os líderes políticos e seus feitos. No entanto, a história estuda também o cotidiano, o trabalho e a cultura das pessoas comuns, o que pensaram e fizeram em diferentes épocas e lugares, as relações sociais e as manifestações culturais. O estudo do passado ajuda a desenvolver a consciência histórica e crítica fundamental para entender o presente e mudar a realidade ao nosso redor.

        A história investiga as mudanças ocorridas ao longo do tempo e também as permanências, os traços do passado que não mudaram. As pessoas deixaram muitas marcas da sua existência em diversas épocas e lugares, denominadas fontes históricas. A história trabalha com diferentes tipos de fontes que ajudam a conhecer os diversos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais das sociedades do passado: documentos, livros, cartas, desenhos, pinturas, jornais, cartazes, esculturas, fotografias, filmes, mapas, edifícios, máquinas, utensílios, línguas, crenças, lendas, charges, músicas, danças.

COTRIM, Gilberto. História - Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2003.

Os períodos históricos

     Os períodos históricos são etapas fundamentais para o entendimento histórico. A periodização tradicional é baseada no calendário cristão e em acontecimentos políticos e econômicos. Porém existem outros marcos importantes para o estudo do passado, inspirados no calendário judeu, no muçulmano, no enfoque técnico e científico.

       Os fatos históricos, no entanto, não podem ser baseados em simples etapas. O passado de cada sociedade apresenta aspectos específicos que resultam em realidades diferentes. O tempo cronológico é o mesmo, mas cada cultura vive no seu tempo histórico. A periodização mais aceita é Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

COTRIM, Gilberto. História - Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2003.

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Resumos e Exercícios - 2024

Atividades realizadas sobre os conteúdos trabalhados.

8o Ano 

9o Ano

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Atividades extras - 2024 

8o Ano  

9o Ano  

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Imagens 

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Leitura e Escrita 

Regras importantes.

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Textos básicos 2

O conhecimento histórico

          No passado, a história era usada muitas vezes para glorificar reis, imperadores e governantes. A narrativa histórica procurava exaltar os grandes líderes políticos, suas ações e seus feitos. Hoje, a história é mais crítica e consciente, estuda o cotidiano das pessoas comuns, dos trabalhadores, das mulheres, dos negros, dos índios, e utiliza não apenas documentos oficiais ou tradicionais, mas também outras fontes históricas: jornais, fotografias, lendas, charges. A história, porém, não é capaz de fazer um relato absoluto e fiel dos acontecimentos do passado. O conhecimento histórico também não é eterno. Os fatos podem ser definitivos, mas novas análises e interpretações podem surgir ao longo do tempo. Portanto, o conhecimento histórico tem um caráter provisório.

GARCIA, Divalte. História. São Paulo: Editora Ática, 2004.                                                                        COTRIM, Gilberto. História - Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2003. 

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Imagens 2 

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Documentos

Textos adaptados.

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Exposição 

         Johann Moritz Rugendas nasceu na cidade de Augsburg (Alemanha), em 1802. Foi desenhista, pintor e gravador. Em 1817, ingressou na Academia de Belas Artes de Munique. Estudou também em Roma (Itália). Em 1821, veio para o Brasil e registrou tipos, costumes, paisagens, animais e plantas. Seus desenhos e gravuras foram publicados na grandiosa obra Viagem Pitoresca através do Brasilconsiderada um dos mais importantes documentos iconográficos da nossa História. Trabalhou também na Argentina, no Chile e no México. Morreu em 1858, na cidade de Weilheim (Alemanha).

enciclopedia.itaucultural.org.br

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Mapas

www.ibge.gov.br

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Sobre mim

Sou formado em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sou Professor de História na Escola Estadual José Mendes Júnior - Belo Horizonte (MG) - Brasil. Adoro ensinar, aprender e trabalhar com crianças e jovens.

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Conceitos

Burocracia: aparelho administrativo de um Estado ou de uma empresa (repartições, departamentos, hierarquias, funcionários). Administração com muitas repartições, regras e procedimentos.

Capitalismo: sistema econômico e social que funciona com base no lucro, no uso do dinheiro (capital) e similares, no trabalho assalariado, na propriedade privada e no livre mercado (oferta e procura, concorrência).

Cidadania: condição política e social que confere às pessoas direitos e deveres. Condição de cidadão.

Cidadão: pessoa que possui direitos e deveres conferidos por um Estado ou país. O cidadão pleno tem consciência de seus direitos e deveres e age de acordo com os interesses da coletividade (comunidade).

Colônia: domínio territorial de um país cujo território não faz fronteira com o território colonizado. Domínio político de uma nação mais rica sobre uma nação mais pobre.

Comunismo: doutrina política que propõe a abolição do Estado e das diferenças sociais.

Cultura: conjunto das tradições, costumes, hábitos sociais e religiosos, manifestações intelectuais e artísticas de uma comunidade, país ou nação.

Democracia: regime político que aproxima o povo das decisões políticas e permite a existência de partidos políticos de oposição e eleições livres e periódicas. A base da democracia está na existência de instituições e leis, na separação dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e na garantia dos direitos de liberdade e voto.

Ditadura: regime político que afasta o povo das decisões políticas, proíbe a existência de partidos políticos de oposição, faz uso da força e da censura contra os opositores políticos e suprime ou restringe os direitos de liberdade e voto (tirania).

Economia: conjunto de atividades relativas à produção, distribuição e consumo (compra e venda) de mercadorias e serviços. Estratégias e ações que visam administrar recursos escassos, controlar despesas e evitar desperdícios.

Escravidão: sistema econômico e social que trata pessoas como propriedades ou mercadorias por meio da privação da liberdade e do uso da força.

Escravo: pessoa que está submetida a outra pessoa na condição de propriedade ou mercadoria. O escravo (cativo) pode ser vendido, comprado, trocado, herdado.

Estado: organização política, administrativa e jurídica de uma cidade ou país, formada por um governo, uma população e um território, com instituições, fronteiras, leis, impostos. O Estado também desempenha funções econômicas e sociais.

Etnia: povo ou grupo de pessoas que possui uma origem comum e compartilha as mesmas tradições e costumes.

Federalismo: sistema político, administrativo e jurídico formado pela união de vários estados em um mesmo país.

Imperialismo: domínio ou influência política, econômica e cultural de uma nação mais rica sobre uma nação mais pobre.

Império: domínio territorial muito vasto.

Monarquia: regime político exercido por um monarca ou rei cujo cargo é vitalício e hereditário.

Movimento: organização ou ação coletiva ou popular com objetivos políticos e sociais.

Nação: povo ligado por uma origem, uma história, tradições e costumes comuns.

Política: conjunto de estratégias e ações que visam conquistar, ampliar e manter o poder. Disputas, alianças, negociações relativas aos Estados e governos e às relações sociais.

República: regime político exercido por um chefe de Estado eleito pelos cidadãos ou por seus representantes cujo cargo é provisório e eletivo. A base da república está na prevalência dos interesses coletivos e na garantia dos direitos de igualdade e justiça.

Revolução: grande mudança de ordem política, econômica, social, cultural, científica ou tecnológica.

Soberania: autoridade suprema de um governo ou nação (povo).

Socialismo: doutrina política que critica o sistema capitalista e propõe uma mudança radical na organização política e econômica da sociedade, baseada no controle do Estado pelo povo. Sistema econômico e social que funciona com base na propriedade estatal.

Sociedade: grupo de pessoas que vivem juntas por vontade própria, com regras e interesses comuns (comunidade).

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Material extra

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Sobre o Brasil

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Reflexão e Ação

O sábio que tudo sabe é aquele que sabe que nada sabe.

Uma vida não questionada não merece ser vivida.

Não há nada bom nem mau a não ser duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.

Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.

O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer, o tolo, porque tem que dizer alguma coisa.

Platão

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.

É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.

Aristóteles

Os homens ofendem por ódio ou por medo.

Maquiavel 

Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar nem tão sábio que não tenha algo a aprender.

Blaise Pascal

Aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.

Prefiro ser um homem de contradições a um homem de preconceitos.

A consciência é a voz da alma. As paixões são a voz do corpo.

O primeiro passo para fazer o bem é não fazer o mal.

Rousseau 

Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.

Para ser, fazer. 

O sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca.

Ouse saber. 

Immanuel Kant

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Correções - 2024

8o Ano 

9o Ano 

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Provas - 2024

8o Ano  

9o Ano  

Fim